Quais modelos de negócio existem?

A forma como uma organização cria e entrega valor para seus clientes, e recebe valor em contrapartida, denomina-se Modelo de Negócio. Trata-se de uma visão macro de todas as etapas que compõem as ações de uma empresa.

Apesar de estarmos diante de um conceito relativamente simples, muitos gestores e empreendedores ainda ficam em dúvida quando se trata de documentar o passo a passo do negócio.

O planejamento e estruturação do seu modelo de negócios através de um método como o Business Model Canvas facilita o entendimento dos pontos fortes e pontos fracos do seu empreendimento, e te ajuda a vislumbrar e construir o “como” você faz o que faz. 

Ou seja: como você se relaciona com os clientes, como são suas fontes de receita, como é feita a produção e entrega de seu produto ou serviço, quais os canais de comunicação e vendas você vai usar, quais seus parceiros chave, dentre outros pontos de fundamental importância para o sucesso de uma empresa. 

Agora que você já sabe o que é Modelo de Negócio, que tal conhecermos alguns exemplos de Modelos consagrados que existem no mercado? Vamos lá! 

  • FRANQUIAS: Funciona ao oferecer o direito de uso da marca e modelo de operação de uma empresa por um período determinado. Exemplo: McDonalds, Bobs.
  • ASSINATURA: Funciona ao oferecer um produto ou serviço de forma contínua cobrando de forma recorrente, normalmente através de mensalidades. Exemplo: Netflix.
  • FREEMIUM: Funciona oferecendo um produto ou serviço digital gratuito como forma de atrair um alto volume de usuários, mas com o objetivo de convertê-los em usuários pagantes através de uma opção premium com mais recursos. Exemplo: Spotify.
  • MARKETPLACE: Funciona ao disponibilizar produtos de diversos vendedores em um único ambiente virtual. Normalmente, em um e-commerce de grande porte, que pode ou não vender produtos próprios, mas que acima de tudo possui alto volume de usuários que frequentam e confiam em sua marca. Exemplo: Mercado Livre.
  • ECONOMIA COLABORATIVA: Focado em estratégias para unir pessoas que têm bens ou podem oferecer serviços com pessoas que necessitam disso. Ou seja: é um modelo que consiste em conectar demandas individuais às pessoas que podem oferecer a resposta para essas necessidades. Exemplo: AirBnb.
  • PLATAFORMA MULTILATERAL: Também conhecido como Modelo Multi-Faces (ou em inglês Two-Sided), é um modelo que funciona ao atender dois grupos distintos de clientes que geram valor quando interagem entre si. Exemplo: Google.
  • PERMUTA: Funciona ajudando pessoas ou empresas a trocar bens ou serviços por outros bens ou serviços sem usar dinheiro. Exemplo: Book Share
  • LEILÃO: Funciona intermediando compradores e vendedores por meio de leilões de produtos vendidos pelas maiores ofertas de preço oferecidas. Ex: Mercado Livre
  • AGENCIAMENTO: Quando uma pessoa ou empresa (o agente) é autorizado a agir e negociar em nome de um terceiro (o agenciado ou principal) para efetivar contratos comerciais. Exemplo: Agências de modelos, agência de artistas.
  • CERTIFICAÇÃO: Certificando ou ajudando outras empresas a obterem certificações com base em normas ou institutos de qualidade. Exemplo: instituições de ensino como faculdades.
  • COMPRA COLETIVA: Funciona ao oferecer produtos ou serviços com um desconto agressivo (normalmente acima de 50%) com um gatilho da oferta atrelada a um número mínimo de compradores. Exemplo: Peixe Urbano e Groupon.
  • ROYALTIES: Os royalties são quantia paga por uma empresa ou pessoa física ao proprietário de um determinado bem ou marca para obter o direito de explorá-los comercialmente. Exemplo: Designer de Mobiliários, músicos. 
  • ISCA E ANZOL: Funciona ao ofertar produtos dependentes entre si, mas com margens de preços diferentes. O produto principal é vendido com baixíssima margem de lucro ou até mesmo com prejuízo (a Isca), e o produto secundário (recargas) são vendidas com alta margem de lucro (o Anzol). Exemplo: HP, Gillette.

Durante a nossa Imersão e Concurso de Design: Design Tank, esse é um dos conteúdos que o nosso mentor Paulo Mezzomo aborda durante a sua palestra.

Quer saber mais sobre a maior Imersão e Concurso de Design do Brasil?

Acesse designtank.com.br/imersao.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email